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Tendências para 2014, os 10 passos para ter efetividade nas vendas pela internet.
07/04/2014
Tendências para 2014, os 10 passos para ter efetividade nas vendas pela internet.

Faça primeiro o mais importante, ou seja, pensar, organizar e executar conforme as prioridades do seu negócio e necessidades dos consumidores. Parece óbvio isso, mas para muitos, não é!  Olhar as tendências para o próximo ano e ficar por dentro do que vem por ai no e-commerce, é muito importante, mas precisa primeiro fazer o básico em sua loja virtual.

Não adianta querer chegar na lua, se nem voar, você sabe ainda. É isso que eu vejo no mercado: Sites ou lojas virtuais querendo ser market place, e-commerce querendo fazer e ser multicanal, sites e pequenos negócios querendo oferecer Plataforma para terceiros, enfim, são muitos exemplos de equívocos no Comércio Eletrônico. Sem falar aqueles que promovem e divulgam mais a sua loja, do que efetivamente tem condições e capacidade técnica de atender e entregar.

Culpa dos eventos, dos especialistas, dos Portais de notícias que trazem novidades e tendências sobre o tema? Claro que não! Culpa sua, que pensa lá na frente, mas não faz o básico, que olha o do vizinho, sem antes olhar o seu.

Enfim, são muitas coisas a resolver antes de qualquer aventura na sua loja virtual. Deixo aqui como retrospectiva 2013 e tendência para 2014, alguns conselhos e dicas, baseado no que presenciei no mercado este ano.


10 Dicas ou conselhos (pra quem precisa). Verifique se sua loja já está fazendo o básico:

1 - Login e Senha (possibilidade de comprar como visitante ou outro tipo de conexão via redes sociais, sem a obrigação de preencher longos cadastros ou logins antes da hora de pagar);

2 - Meios de Pagamentos (Você recebe todos os cartões, vários facilitadores e etc? Faz 1 Click to buy? Deixe o cliente ter o poder de escolher?);

3 - Atendimento (Usa ChatOnline, CallBack e etc?, seu atendimento precisa estar disponível na hora da venda!);

4 - Usabilidade (Sua loja é atraente e fácil de usar? Tem que ser as duas! Se a navegação está confusa, saiba que quanto menos cliques, melhor. – Está se esforçando para deixar sua loja mais amigável também para os dispositivos móveis?)

5 - Infraestrutura (O seu servidor de hospedagem ainda é aquele baratinho ou gratuito? Você usa uma Plataforma de sistemas amadora? (Está na hora de pensar em estrutura profissional 24/7 para garantir que sua loja não fique fora do ar ou lenta.);

6 - Conteúdo (Ainda copia conteúdo do produto alheio e publica na sua loja? Conteúdo é muito importante e deve ser relevante e único. Evite postar conteúdos duplicados em suas páginas. );

7 - Blog, Redes Sociais e Videos (É preciso gerar muita interação e conteúdo próprio para melhorar o engajamento e a presença orgânica da loja nos buscadores e etc);

8 - Mensurar (Você analisa ou tem indicadores de performance? Sem eles fica difícil verificar conversão, acessos, bounce rate, tempo navegação, taxa retorno, etc.);

9 - Divulgação (O você faz para atrair os clientes? Use intensivamente o Marketing Digital, use o mail marketing apenas como parte integrada de uma campanha, não fique somente nisso! invista em palavras, links e posts patrocinados, use e apareça também nos comparadores de preços.);

10 - Logística (Você entrega no prazo? Não precisa ser em menos de 24 horas, precisa ser no prazo informado! A logística é um dos fatores mais importantes de satisfação do cliente. Você tem equipe e um sistema eficiente para controlar isso?).

Se você já aplica o relacionado nestes 10 itens, não vou te dar parabéns, vou dizer que você não faz mais do que sua obrigação, se quer manter e operar no Comércio Eletrônico. Mas é isso, pelo menos, com estes pontos resolvidos, já pode se preparar para avançar e implementar as novidades que os gurus e profetas estão alardeando como tendências e soluções para 2014.

Bem meus amigos, desde 2011 que eu venho afirmando que uma loja virtual precisa ser simples sem ser primária e que cada um precisa focar em nichos e fazer bem feito aquilo se propõe, cooperar e colaborar para o sucesso desta modalidade. Acredito que muitas das tendências mundiais farão parte do nosso dia a dia daqui pra frente, mas fazer o básico é mais importante e essencial para sobrevivência do negócio e de qualquer varejista virtual.
 

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